Substituições saudáveis para alimentos calóricos

Troque tapioca por crepioca

Tapioca é rica em carboidratos e pobre em proteínas e fibras. Isso torna a crepioca uma opção mais saudável e menos calórica.  Ao invés de cinco colheres de goma, é possível usar apenas uma e complementá-la com dois ovos. Mas o ideal é escolher algo levinho para o recheio, como folhas e vegetais.

Troque farinha branca por farinha de amêndoas, castanhas ou nozes

A farinha branca engorda e traz riscos de obesidade, compulsão alimentar, diabetes e doenças crônicas, além de prejudicar o funcionamento do intestino. Já as versões feitas com oleaginosas contém mais fibras, que auxiliam no processo de digestão e fazem com que se sinta saciado por mais tempo.  

Troque óleos vegetais por azeite

Em vez de soja, milho ou canola, escolha o azeite. Ele é praticamente isento de gordura saturada e contém, além da gordura monoinsaturada, altas concentrações de vitamina. Essa associação de compostos é responsável por sua ação antioxidante e antiinflamatória no organismo.

Troque o açúcar refinado por açúcar de folhas de estévia

Açúcar, seja ele o branco, mascavo, demerara ou de coco, é bastante calórico E contribui para o ganho de peso. Nesse caso, vale a pena optar pela estévia, que é um adoçante natural extraído das folhas da planta Stevia rebaudiana, sem calorias e sem restrições ao consumo.