A maioria dos brasileiros ama os dois ingredientes, mas muitos ficam em dúvida se eles podem fazer parte da dieta. Afinal, qual é melhor?
Muita gente acha que o requeijão é “inofensivo”. Mas a verdade é que trata-se de um ultraprocessado — que passou por etapas industriais e teve algumas substâncias (não muito saudáveis) adicionadas.
Já a manteiga é um produto processado. Ou seja, também passou por etapas industriais e recebeu alguns aditivos (sal, açúcar, óleo ou vinagre, por exemplo), mas em proporções menores.
Ambos são alimentos fontes de gordura saturada, um tipo de gordura que deve ser consumida em quantidades moderadas devido ao risco de doenças cardiovasculares. Contudo, o requeijão apresenta muito mais conservantes e ingredientes produzidos artificialmente, o que torna a manteiga mais vantajosa — apesar de ser um pouco mais calórica.
Mas isso não quer dizer que os dois estejam proibidos. O ideal é conversar com um nutricionista para entender quais as quantidades ideais de cada um dentro do seu cardápio — ou escolher opções mais saudáveis, como o creme de ricota light!