Quem deve suplementar magnésio? E por quanto tempo?

Veja recomendações sobre o consumo prolongado

O magnésio faz parte do grupo de minerais essenciais para o bom funcionamento do organismo. Seus benefícios se estendem à melhora do sono, saúde muscular, óssea, cardiovascular e até imunológica.  Por oferecer tantos benefícios, muitas pessoas tendem a se perguntar “por quanto tempo devo tomar magnésio?”. A seguir, veja o que dizem os especialistas ouvidos pela Vitat.

Magnésio: quando e como suplementar

De modo geral, o magnésio pode ser encontrado dentro de uma alimentação saudável e equilibrada. Os alimentos mais ricos no nutriente são: espinafre, feijão, couve, banana, leite, aveia, sementes (abóbora, gergelim e linhaça), folhas verdes e salmão.

Quando é necessário suplementar magnésio?

Em algumas situações em que a alimentação não supre as necessidades nutricionais. São elas: – Prevenção de osteoporose; – Controle de diabetes – Evitar quadros de enxaqueca; – Melhora do condicionamento físico; – Dieta pobre em magnésio; – Baixa absorção de ferro; –  Uso de medicamentos que podem causar perda de magnésio, como diuréticos.

E por quanto tempo tomar magnésio?

De modo geral, o tempo de suplementação pode variar dependendo da necessidade individual de cada pessoa, baseada nos exames médicos que comprovam a deficiência de magnésio. Portanto, apenas um médico pode indicar o tempo ideal. A dose diária recomendada para homens é de 410 miligramas. Para mulheres, a dose é de 360 miligramas.

Contraindicações

Por fim, embora o nutriente seja benéfico para a saúde, em alguns casos a suplementação não é recomendada, como em quadros renais graves ou no caso de medicamentos específicos que podem interagir com suplementos de magnésio.