Quem amamenta pode fazer tatuagem?

Ao ver o rostinho do pequeno pela primeira vez, não é incomum que mães e pais pensem em eternizar essa nova fase da família com uma tattoo relacionada ao filho. No entanto, antes mesmo de começarem a pesquisar sobre o desenho que será o escolhido para este momento, lactantes acabam se deparando com a pergunta:  quem amamenta  pode fazer tatuagem?

A resposta é: depende!

De acordo com a pediatra Rosângela Gomes dos Santos, presidente do Departamento de Aleitamento Materno da Sociedade de Pediatria de São Paulo, o ideal é esperar pelo menos de nove a 12 meses após o parto para se tatuar. Isso porque, nesse período, o bebê não estará mais em aleitamento materno exclusivo.

Mas, afinal, por que esperar? 

Essa orientação se dá pela escassez de evidências científicas sobre ser seguro ou não fazer tatuagem durante o período de aleitamento materno. Logo, não se sabe, por exemplo, se os elementos que compõem a tinta da tattoo, como metais pesados, são capazes de chegar ao leite materno e consequentemente transmitidos ao bebê.

Além disso, há o risco da lactante ter infecções locais causadas pela reação da pele a algum componente da tinta bem como se os cuidados prescritos em relação ao procedimento não forem seguidos. Inclusive, se o estúdio de tatuagem não seguir as medidas de higiene recomendadas pela Anvisa, a mãe corre o risco de contrair doenças como hepatites B e C,  HIV e tétano.