Queimaduras: como agir e quais cuidados devemos ter

“Use água gelada ou soro fisiológico para esfriar a pele. Isso evita que o dano tecidual continue ativo no local”, explica a dermatologista Fernanda Bombonatti.

O que fazer ao se queimar?

Não use receitas caseiras

Jamais utilize manteiga, vaselina ou pasta de dente. Isso pode piorar a lesão. Se for uma lesão mais simples, sem gravidade, pode ser feita a higiene, com água e sabonete, debaixo de água corrente, para tirar a sujeira e, assim, evitar infecções.

Graus de queimaduras

O grau 1 é muito fácil de identificar porque é aquela queimadura, que geralmente é a solar, com vermelhidão e dor na pele.

Já a queimadura grau 2 é aquela que geralmente causa bolhas na pele. E aqui vai uma dica que vale ouro: não tente estourar as bolhas, isso pode piorar – e muito – a lesão.

Queimaduras mais graves

Já nos graus 3 e 4, as queimaduras são mais graves pois, além da pele, atingem outras camadas como o músculo e, até mesmo, os ossos.  Nesses casos, a pessoa deve buscar atendimento médico de urgência em um hospital.

Como tratar

Geralmente, o médico pode orientar o uso de curativos e ataduras para evitar a contaminação externa do ambiente. A higienização é outro aspecto importante e deve ser feita frequentemente.

Na dúvida, procure o dermatologista