Pré-natal odontológico: por que é importante ir  ao dentista na gravidez?

Ao fazer a lista de especialidades que precisam fazer parte da rotina na gravidez, não esqueça de encaixar a visita ao dentista. A ida frequente ao profissional é fundamental para que se possa fazer o  pré-natal odontológico.

Cárie, gengitive e sensibilidade

Este acompanhamento serve para que a saúde materno-bucal seja mantida durante a gestação, principalmente porque mulheres nesta fase estão mais suscetíveis a desenvolverem problemas como cáries, sensibilidade nos dentes, gengivite gravídica e mau hálito.

Por que esses problemas acontecem?

Geralmente, esses quadros surgem devido as alterações hormonais na gravidez. Isso porque essas oscilações causam a diminuição do fluxo e da ação protetora da saliva. Além disso, as grávidas passam a comer um pouco mais, o que aumenta a acidez na boca e facilita a desmineralização dos dentes e a formação de cáries, por exemplo

Essa mudança do pH bucal também pode acontecer quando o suco gástrico volta devido aos episódios de vômito no início da gestação. Assim, a região da grávida acaba ficando mais ácida e, consequentemente, seus dentes mais porosos e suscetíveis ao aparecimento de cáries.

Ainda devido as variações hormonais na gestação, os vasos sanguíneos sofrem uma dilatação. Isso gera uma resposta exagerada dos tecidos gengivais, fazendo com que eles fiquem menos protegidos e com menor capacidade de regeneração. Assim, aumentam-se as chances de problemas como gengivite gravídica e sensibilidade.

Ir ao dentista também é cuidar do bebê a caminho!

O pré-natal odontológico também é uma forma de prevenir o parto prematuro e o nascimento do bebê com um peso menor do que o esperado. Isso porque caso as bactérias da gengivite gravídica caiam na corrente sanguínea materna, elas vão seguir até o útero e estimularem a produção de hormônios que levam ao parto prematuro.