Por que devemos contrair o abdômen durante os exercícios?

Se você tem uma rotina de treino, já deve ter ouvido que o abdômen precisa ser contraído nos exercícios.  Embora a causa dessa recomendação seja pouco disseminada, o ato de encolher a barriga é fundamental para evitar problemas de saúde, além de oferecer equilíbrio e sustentação necessários no treino.  Saiba mais a seguir!

A profissional de educação física Monica Apostolico, mais conhecida como Monikita Fit nas redes sociais, explica que a musculatura do abdômen, quando contraída, faz a função de estabilizadora – isto é, protege a nossa coluna durante o exercício, principalmente a lombar. E o risco não para por aí: se a lombar estiver sobrecarregada, o incômodo pode evoluir para lesões sérias, como hérnias.

Afinal, por quê contrair o abdômen no treino?

O começo pode ser um pouco mais desafiador, mas nada que a prática não resolva. Veja as dicas de como contrair o abdômen com o personal trainer Caio Signoretti:  “Para você sentir a contração correta, simule uma tosse ou um sopro em um canudo (imagine que você tem que encher uma bexiga com um sopro só. É esse tipo de ‘força’ que você tem que usar no abdômen durante os exercícios”, ele explica.

Então, como contrair o abdômen no treino?