Os alimentos processados e ultraprocessados podem trazer inúmeros malefícios à saúde — uma pesquisa, inclusive, já os ligou a cerca de 57 mil mortes por ano no Brasil. E entre os prejuízos para a saúde, está o estoque de gordura no corpo: um estudo do Journal of Nutrition descobriu que reduzir os carboidratos refinados (itens considerados processados) leva à perda de gordura.
Sabe o que as frutas, as verduras, as hortaliças e os grãos integrais têm em comum? Eles são ricos em fibras, grandes aliadas de quem quer emagrecer pois aumentam a saciedade, diminuem os picos de glicose (açúcar) no sangue, melhoram o trânsito intestinal e formam uma espécie de “gel” em nosso intestino, o que diminui a absorção de gorduras por parte do corpo. E o melhor? Não contêm calorias!
As bebidas alcoólicas em excesso podem ser grandes causadoras da chamada barriga de chope. Algumas evidências científicas, aliás, são bem rígidas: há aquelas que afirmam que a ingestão de apenas um drink por dia já estimula o aumento da circunferência abdominal.
O mindful eating é uma prática que busca a atenção plena na hora da refeição. Ou seja, ao comer, a pessoa foca no momento presente, presta atenção nos sabores do prato, evita quaisquer distrações e entende melhor como está a sua saciedade. Isso é muito importante para quem costuma comer por impulso ou até mesmo para aliviar certas emoções
A quantidade de calorias que cada pessoa pode consumir para que ainda haja um déficit energético pode variar muito, e depende de fatores como idade, sexo, peso, nível de atividade física, doenças existentes. Por isso, o mais indicado é consultar um nutricionista na hora de montar o seu cardápio
Muita gente acha que os melhores exercícios para perder barriga são os famosos abdominais. Mas isso não passa de mito. O que esses movimentos fazem, na verdade, é fortalecer a musculatura da região. Você também precisa apostar em modalidades que promovem o alto gasto calórico para emagrecer. Bons exemplos são os treinos cardio, como a corrida, a bicicleta, a natação, entre outros.
A ideia principal do HIIT é combinar momentos de alta intensidade, em que há um aumento da frequência cardíaca e uma aceleração da respiração, com intervalos para o descanso (mas não pausa completa). A sessão é bem curtinha (dura até 30 minutos), mas o gasto calórico é alto, e continua por horas depois do exercício (o chamado efeito EPOC, que potencializa o metabolismo mesmo em repouso).
Priorize um sono de qualidade, em geral, de sete a oito horas de descanso por noite. Também vale apostar em algumas estratégias de higiene do sono como: – Fique longe do celular ou de dispositivos eletrônicos pelo menos uma hora antes de dormir; – Tente deitar e levantar sempre nos mesmos horários; – Evite cafeína à noite; – Faça atividades mais relaxantes no período noturno, como meditar e ler.
Quer secar a barriga? Veja tudo sobre o assunto e o que estudos apontam como as melhores formas de perder gordura abdominal