Como montar uma marmita saudável, como a de Cesar Tralli?

Na marmita saudável do jornalista Cesar Trali tem alface, tomate-cereja, palmitos, romã e azeitona. Se você também é adepto das marmitas no trabalho, confira, então, um passo a passo para montar refeições deliciosas e nutritivas!

Se você leva a marmita para o trabalho, monte-a na noite anterior Assim, não corre o risco de deixar para a última hora e acabar se atrasando ou deixando de levar o almoço.

Organização

Dê preferência aos potes de vidro, principalmente os térmicos e com fechamento hermético Eles evitam acidentes na hora do transporte e podem ir direto ao micro-ondas. No mercado, há versões com divisórias, próprias para separar os alimentos.

Recipiente

Monte um recipiente separado para a salada e capriche na porção de vegetais e hortaliças.  Na marmita quente, ocupe pelo menos metade do espaço com legumes cozidos

Cardápio

Diversifique as fontes de proteína e consuma carne vermelha, no máximo, 3 vezes por semana.  Além disso, prefira arroz integral ou batata como fonte de carboidratos.  Leguminosas como feijão e lentilha devem estar sempre presentes nas marmitas.  Leve uma fruta como sobremesa.

Procure sempre guardar a marmita na geladeira até a hora da refeição.  Se você utiliza uma cozinha compartilhada, vale etiquetar os potes ou usar uma sacola ou lancheira com seu nome.

Armazenamento e aquecimento

Para esquentar, a dica é utilizar o micro-ondas em potência média.   Tem feijão ou sopa no cardápio? Então acrescente um pouco de água filtrada antes. Na metade do tempo, pause o aquecimento para misturar os alimentos.  Por fim, se possível, deixe o recipiente no micro-ondas por até 2 minutos depois de aquecido para que o calor seja distribuído de forma homogênea, deixando a refeição mais saborosa.