Diagnosticar precocemente o câncer de mama faz com que a chance de cura chegue a 95%. A doença é o 2ª tipo de câncer mais comum entre mulheres no Brasil e no mundo. Uma das formas de prevenção é realizar a mamografia, exame para detecção de alterações malignas nas mamas.
- Com duração entre 15 a 30 minutos, é feita por um mamógrafo, aparelho que comprime a mama para fornecer imagens de alta qualidade. - Durante o exame, a mulher deve ficar em pé e imóvel, de modo que o seio fique entre as duas placas do aparelho. - O exame costuma ser indolor, porém incômodo para algumas mulheres.
- Mulheres entre 50 e 69 anos devem fazer o exame a cada dois anos. - Mulheres com histórico familiar de câncer de mama devem fazê-lo anualmente a partir dos 35 anos. - O exame é contraindicado para mulheres que não atingiram a idade mínima recomendada para realizar a mamografia e para gestantes.
Mamografia: possibilita a identificação precoce de alterações nas mamas, como calcificações, nódulos e tumores. Ultrassom da mama: permite detectar lesões, nódulos, cistos e secreções nos mamilos, entre outras alterações. Porém, não identifica o câncer de mama, apenas auxilia na confirmação do diagnóstico.