Alguns hábitos do dia a dia são ruins para o seu intestino, sabia? E aí, sintomas como cólicas, inchaço, diarreia ou constipação podem aparecer. Confira quais são:
O alimento deve ser bem mastigado antes de ser engolido para que as substâncias envolvidas no processo de digestão possam atuar efetivamente. Assim, quando chegar ao estômago, o alimento estará nas condições ideais para ser tratado pelo suco gástrico e pelas enzimas estomacais.
Quem não dorme o mínimo recomendado (de sete a oito horas por noite), pode ter um mau funcionamento do intestino. Por outro lado, uma alimentação muito “pesada” (isto é, rica em alimentos gordurosos, álcool e carboidratos refinados) antes de ir para a cama pode prejudicar o seu descanso.
Comer ingredientes ricos em gorduras faz parte dos hábitos ruins para o intestino. Por isso, apostar em uma dieta balanceada é essencial.
O uso de medicamentos como laxantes, em grandes quantidades, pode causar prejuízos à saúde. Isso porque a pessoa passa a ter que tomar doses cada vez maiores do remédio, o que pode levar a problemas cardíacos ou renais devido à eliminação de eletrólitos importantes, como o cálcio, além de vitaminas.