Gêmeos de pais diferentes? Entenda como isso é possível
Embora inusitado, o caso aconteceu em Mineiros, Goiás. Uma jovem de 19 anos, que preferiu não se identificar, acabou dando à luz gêmeos de pais diferentes. A situação é rara, mas realmente pode acontecer e se chama superfecundação heteroparental.
Superfecundação heteroparental
O que se sabe da história é que a jovem se envolveu com dois homens diferentes, no mesmo dia, e acabou engravidando de ambos. De acordo com Geraldo Caldeira, ginecologista e obstetra, isso é possível quando a mulher produz dois óvulos no mesmo ciclo menstrual.
Assim, quando ela se envolve com mais de um parceiro, ela pode acabar tendo gêmeos de pais diferentes. Vale saber que os bebês se desenvolvem juntos durante a gravidez, mas cada um na sua placenta.
Como saber se os bebês são de pais diferentes?
Pela raridade da situação, dificilmente suspeita-se que irmãos gêmeos são de pais diferentes. No entanto, caso surja a dúvida, a saída apontada pelo obstetra é a realização de um teste de DNA. Nesse caso, as figuras paternas devem ir ao laboratório, colher o material, bem como os bebês e esperar o resultado.
Foi isso que a jovem de Goiás precisou fazer. Ela contou ao G1 que os pequenos sempre foram parecidos. No entanto, ao longo do desenvolvimento deles, começaram a surgir dúvidas em relação às paternidades. Assim, quando eles tinham oito meses, ela realizou o teste de DNA. No resultado, constou que apenas um dos bebês era filho daquele homem ali, presente.
Inicialmente, o exame foi refeito para ver se não estava errado. Só que, mais uma vez, o resultado foi de que aquele homem só era pai de um dos bebês. Embora surpresa, a jovem de 19 anos lembrou de outra pessoa com quem havia se relacionado no mesmo dia e a chamou para fazer o teste. Foi nesse momento que eles descobriram que o outro pequeno era filho desse novo homem.