Pode fazer prancha todo dia?

Embora desafiadora, a prancha tem muitos benefícios quando feita de forma correta. Mas, e quanto à frequência?

Até pode, mas não todo mundo

De acordo com o educador físico Cacá Ferreira, é importante levar em conta algumas questões antes de fazer a prancha todo dia. “Por exemplo, histórico esportivo, nível atual de condição física, histórico de saúde e os objetivos de treino”, explica.

Se você estiver apto a fazer prancha todo dia, existe a vantagem de apostar em variações e aumentar o tempo de permanência aos poucos. Assim, evita-se a sobrecarga no core, grupo de músculos que compõem a região central do corpo. “Em um dia, o praticante pode fazer prancha ventral (barriga para baixo); no outro, prancha dorsal (barriga para cima); e por fim prancha lateral (corpo de lado)”, sugere o especialista.

Fazer todo dia dá mais resultados?

A princípio, sim. Você poderá perceber mais facilidade em executar o exercício e, assim, ficar por mais tempo na postura. Isso é um sinal de que os músculos estão ficando mais resistentes. Contudo, mudanças estéticas dependem de outros fatores: alimentação, planejamento de treino e descanso.

Qual a frequência ideal?

- Sedentário ou pouca atividade: 1 a 2 vezes por semana; - Atividade moderada: 2 a 3 vezes por semana; - Atividade moderada a intensa: 3 a 5 vezes por semana; - Muito condicionamento (ou atletas): todo dia.