Pequenos erros que prejudicam o emagrecimento

1. Falta de sono

Durante o descanso, o corpo realiza uma espécie de “faxina”, colocando o organismo em ordem. Ele fortalece a imunidade, libera hormônios importantes para o emagrecimento, regula as funções neurais e o metabolismo. Inclusive, existe uma relação entre tempo reduzido de sono e sobrepeso: quem dorme menos, tem um aumento de níveis de grelina, hormônio que dá mais fome, e redução da leptina, que diminui a vontade  de comer.

2. Pouca hidratação

Beber pouca água retarda o metabolismo, o que impede a perda de peso. No entanto, vale saber que cada pessoa precisa de uma quantidade diferente do líquido para viver. Para calcular o valor mais indicado por dia, é simples: são 35 ml de água por quilo do peso. Por exemplo, enquanto uma pessoa de 45 quilos deve ingerir 1,5 litro d’água diariamente, quem pesa 60 kg deve tomar  2,1 litros.

3. Estresse em excesso

Ao sentir-se estressado, o organismo aumenta a produção do hormônio cortisol que, por sua vez, estimula o apetite. Além disso, somos dotados de um gene que, diante da turbulência emocional, bombeia uma proteína produzida no cérebro que faz com que sintamos vontade de comer alimentos doces e gordurosos.

4. Pedir comida com frequência

A melhor maneira de manter uma alimentação equilibrada à risca é montando uma lista de compras e preparando as refeições em casa. Embora o delivery traga muita comodidade, é um dos principais empecilhos no emagrecimento. Isso porque a comida do restaurante é projetada para ser extremamente saborosa, o que faz com que o cliente coma mais calorias do que precisa.

5. Fazer exercícios no piloto automático

Como anda seu treino: variado ou sempre igual? Ainda que a rotina seja confortável, provavelmente seus resultados pararam há tempos devido ao efeito platô. Ele ocorre quando o corpo se adapta à rotina e, consequentemente, para a perda de peso. Para rompê-lo, tente aumentar o ritmo e a intensidade dos exercícios físicos ou se aventure em uma nova modalidade para se movimentar.