Entorse no tornozelo: o que é a lesão que tirou Neymar de campo?
O jogador Neymar sofreu uma entorse no tornozelo direito no final do segundo tempo do jogo do Brasil contra a Sérvia. “Neymar apresentou um edema, inchaço e já iniciamos o tratamento com gelo no local. Precisamos aguardar 24h ou 48h para avaliar e não existe nenhum exame de imagem marcado por enquanto”, alegou o médico da seleção, Rodrigo Lasmar, durante entrevista coletiva.
Também conhecida como torção, a entorse é uma lesão bem comum, tanto no dia a dia quanto no esporte. Ela acontece a partir de um movimento lateral excessivo do tornozelo, que afeta o ligamento da região em diferentes intensidades.
Os sintomas da entorse no tornozelo são: - Dor ao movimentar o tornozelo - Inchaço local, que progride após algumas horas da lesão. Dependendo do tipo de trauma, o indivíduo mal consegue caminhar, pois o mínimo movimento causa dor intensa. Além disso, a lesão pode deixar hematomas devido ao vazamento interno do sangue (equimose).
Sintomas
Quadros leves demoram de uma a duas semanas para melhorar completamente. Em contrapartida, as lesões mais delicadas precisam de mais tempo — até meses, às vezes. Portanto, o tratamento precisa de dedicação e paciência para não se estender mais do que o esperado.