Dieta para  pré-diabetes

A condição, se não tratada, pode evoluir para o diabetes tipo 2. Contudo, pode ser revertida com a adoção de hábitos saudáveis!

O que é  pré-diabetes?

Trata-se de uma condição clínica que antecede o diabetes tipo 2. Apesar de ser assintomática, promove alterações metabólicas, aumenta a resistência à insulina e gera um ambiente inflamatório — quadro conhecido como síndrome metabólica.

O que comer com pré-diabetes

A dieta para pré-diabetes precisa ser equilibrada e saudável. Frutas (com casca e bagaço para diminuir o índice glicêmico), leguminosas e vegetais em geral são boas opções. Além disso, vale apostar nos grãos integrais, nas oleaginosas e nos alimentos integrais. Sem esquecer das proteínas, é claro — como carnes magras, peixe, frango e ovo.

O que evitar com pré-diabetes

Evite açúcar, carboidratos refinados, comidas gordurosas, bebidas açucaradas (refrigerantes e sucos de caixinha) e ultraprocessados (fast-foods).  Ademais, é importante atentar-se à carga glicêmica da refeição. Isso porque até algumas frutas precisam ser consumidas com moderação para não provocarem picos de glicose no sangue: jaca, uva passa, figo, caqui, ameixa seca...