Covid longa em crianças: entenda o que é e principais sintomas

É preciso que a população entenda que o público infantil também pode ser afetado tanto pela infecção pelo coronavírus quanto por suas consequências a longo prazo. É o que mostra os casos de  Covid longa em crianças e adolescentes, condição reconhecida oficialmente como uma doença pela Organização Mundial da Saúde (OMS) em  outubro de 2021.

O que é Covid longa?

De acordo com o pediatra infectologista Renato Kfouri, um quadro de Covid longa é definido por três critérios. O paciente deve ter sido infectado pelo vírus da Covid-19, com sintomas que se mantiveram presentes após 12 semanas em relação ao quadro inicial. Além disso, devem ser sinais da doença que não existiam antes do teste positivo para o coronavírus e que impactam a vida infantil.

Principais sintomas  da condição

Os sintomas da Covid longa em crianças variam bastante de acordo com a faixa etária. Entre os menores, observam-se distúrbios do sono, lesões cutâneas e tosse persistente. Já entre os maiores, em idade escolar, e adolescentes, percebem-se também cansaço, fadiga e alterações no aprendizado (como dificuldade de memorização e raciocínio).

Qual o tratamento para Covid longa?

Por não existir um tratamento específico para a Covid longa, o que pode ser feito é tratar os sintomas associados a condição.  Por exemplo, se o pequeno tem tido problemas de pele devido a doença, a melhor intervenção será por meio da consulta com um dermatologista infantil.

Os desafios do diagnóstico da doença

Fechar o diagnóstico da Covid longa pode ser difícil. Isso porque a conclusão do quadro se dá apenas pela análise dos sintomas pelo especialista, sem nenhum teste capaz de confirmá-lo. Além disso, os estudos sobre a condição ainda são novos e pouco abrangentes, sendo uma doença que a comunidade médica ainda está aprendendo a lidar.