Como ler os rótulos dos alimentos?

Ser “0% de gordura”, por exemplo, não quer dizer que o produto não carregue o ingrediente, sabia? Veja, então, o que significam certos termos nos rótulos dos alimentos:

Açúcar

0% de açúcar: o alimento precisa conter, no máximo, 0,5g de açúcares a cada 100g de porção. Baixo açúcar: máximo de 5g de açúcar a cada 100g ou 100ml de alimento. Zero adição de açúcar: quer dizer que, durante o processo de fabricação do produto, não foram adicionados açúcares. Mesmo assim, ele pode conter os açúcares naturais das matérias primas.

Gorduras

0% de gorduras: alimento precisa conter, no máximo, 0,5g de gorduras totais a cada 100g (ou 100ml) de porção. Baixo teor de gordura: são permitidos até 3g de gorduras totais a cada 100g (ou 100ml). 0% de gordura saturada ou trans: quer dizer que o produto carrega no máximo 0,1g do nutriente em questão (seja a gordura saturada ou a trans).  Baixo teor de gordura saturada: nesse caso, o máximo permitido é de 1,5g da soma de gorduras saturadas e trans por 100g ou 100ml em pratos preparados.

Calorias

0% de caloria: o alimento ou a embalagem individual pode concentrar até 4cal. Baixas calorias (ou baixo valor energético): aí, o produto ou a porção individual levam até 40cal. Sem caloria (ou sem valor energético): quer dizer que uma porção de 100g (ou 100ml) do item em questão tem até 4cal.

Sódio/Sal

0% de sódio: até 5mg de sódio por 100g ou 100ml. Baixo sódio: máximo de 80mg de sódio. Muito baixo sódio: máximo de 40mg de sódio por porção. Sem sal: não pode ter cloreto de sódio adicionado, e nem outros sais de sódio.

Integral

Integral: o alimento pode conter uma mistura dos dois cereais: o refinado e o integral. Por isso, vale ficar de olho na lista de ingredientes: o que vier primeiro é o ingrediente que está presente em maior quantidade. 100% integral: feito usando somente a farinha de trigo (ou outro cereal, como o centeio e a aveia) integral.