Pode ser difícil ter uma noite confortável no frio. Entenda como ter um sono equilibrado no período.
Sim. De acordo com José Netto, otorrinolaringologista, as doenças respiratórias são comuns no período gelado. Além disso, a temperatura corporal, que induz o hormônio da melatonina, responsável por regular o sono, cai. O frio também reduz o metabolismo, deixando as pessoas mais dorminhocas.
Ao invés de se lotar de tecidos quentes, o especialista conta que o melhor é evitar muitas peças de roupa ou cobertores. Quanto mais lençóis, especialmente na cabeça, mais a coluna cervical pode ficar em posições erradas. Ou seja, evite dormir com cobertores na cabeça.
Escolha um pijama bem quentinho. Não precisa ter, necessariamente, muitas peças, mas você pode optar por materiais como moletom ou plush, quentinhos e confortáveis. Beber um chá bem quentinho antes de se deitar também é uma forma de aquecer o corpo. Tomar um banho quente também é outra ótima opção. Não esqueça de aquecer suas extremidades! Calce uma meia quente para que o pé fique confortável´e aquecido.
Por fim, a higiene do sono melhora as noites de repouso e deve ser aplicada, inclusive, no frio. “Desligar o celular, colocar o pijama, fazer higiene pessoal quando for deitar na cama… Isso já ‘desligou’ da realidade, da rotina. Procure alguma atividade que distraia, a leitura de um livro, alguma revista, algum assunto que seja interessante", sugere Rodolfo Balogh, clínico geral.