Quem está de dieta e gosta de uma cervejinha já deve ter escutado que a bebida é inimiga da boa forma. Mas será que ela é realmente a responsável pelos quilos a mais?
Antes de mais nada, é preciso entender que nenhum alimento de maneira isolada é capaz de promover emagrecimento ou aumentar o ganho de peso. Para que se diminuam os números da balança é preciso que aconteça o déficit calórico. Em outras palavras, o corpo tem que consumir menos calorias do que gasta.
Mas, afinal, cerveja engorda?
Assim, a cerveja é considerada uma bebida calórica e engorda conforme o seu consumo excessivo, devido à grande quantidade de carboidratos e ao alto teor calórico do álcool (150 calorias por copo). No entanto, não é uma latinha em um dia que vai fazer você engordar, mas sim a quantidade e frequência de sua ingestão.
Além disso, é comum optar por alimentos ricos em gordura e teor de caloria maior quando se está bebendo cerveja, como frituras, pastéis e embutidos. Dessa maneira, fica mais fácil entender o aumento no peso de quem bebe frequentemente.
Então, faça escolhas inteligentes!
Caso você deseje beber algo com álcool, existem outras bebidas com menos calorias do que a cerveja, logo, elas podem ser escolhas melhores para evitar o indesejado ganho de peso. O vinho, por exemplo, tem menos calorias, assim como bebidas destiladas. Mas não se esqueça: beba com moderação!