São Paulo confirma três casos de varíola dos macacos  em crianças

Na última quinta-feira (28), a Prefeitura de São Paulo confirmou três casos da varíola dos macacos em crianças. De acordo com o órgão municipal, elas estão sendo monitoradas e não apresentam sinais graves da enfermidade. Até o momento, não se sabe como elas foram infectadas.

A varíola dos macacos no Brasil

Embora os três casos infantis sejam os primeiros em crianças  no Brasil, o país já soma 1.066 evidências do vírus Monkeypox, de acordo com o último relatório do Ministério da Saúde. Ainda no documento, publicado na última quinta-feira (28), apontam-se 513 quadros suspeitos e  597 descartados.

O estado com o maior número de casos da doença é São Paulo, com 823 infectados. Em segundo lugar, está o Rio de Janeiro, com 124 contaminados e Minas Gerais em terceiro, com 44 quadros clínicos confirmados da doença. 

Como está a doença em crianças ao redor do mundo?

Ainda que a notícia sobre a doença no público infantil brasileiro acenda um alerta, não é a primeira evidência do vírus Monkeypox na faixa etária. Os Estados Unidos já confirmaram dois casos da varíola dos macacos em crianças no país.

Na época, o Centro de Controle e Prevenção de Doenças (CDC) estadunidense informou que as crianças infectadas não tinham ligação entre elas. Inclusive, um paciente bebê e sua família estavam apenas de passagem nos Estados Unidos. Até o momento, sabe-se também que um caso de varíola dos macacos foi confirmado em uma criança na Holanda. Portanto, já são seis quadros infantis da doença ao redor do mundo.