Fontes de energia e essenciais para o corpo humano, os carboidratos são frequentemente excluídos da dieta de quem procura emagrecer.
Contudo, o sentimento de terror criado em relação ao macronutriente não é considerado um hábito saudável, e pode até trazer alguns prejuízos para a saúde.
Com a aveia, não é diferente. Apesar de ser muitas vezes banida de um cardápio considerado saudável, ela é uma excelente fonte de cereais integrais e contém muitas fibras e nutrientes.
A aveia é um carboidrato que ajuda a perder gordura na barriga. Ela ajuda a reduzir os níveis de colesterol LDL e é rica em proteínas e fibras, que auxiliam a digestão.
O cereal tem ainda a vantagem de manter os níveis de açúcar no sangue estabilizados, prevenindo picos e quedas glicêmicas que são associadas ao aumento de peso.
De acordo com a nutricionista Lívia Morais, existem quatro tipos de aveia: flocos finos, flocos grossos, farelo de aveia e farinha de aveia. As diferenças se dão por conta dos processos de produção e dos valores nutricionais.
Apesar de todas as formas da aveia serem saudáveis, Lívia indica o consumo do farelo de aveia em detrimento dos demais produtos.
Não é difícil inserir a aveia nas refeições do dia a dia. Ela pode ser consumida tanto in natura quanto como ingrediente para alguma receita de café da manhã ou lanche da tarde.
Como consumir
Receitas
– Pão de aveia de frigideira;– Panqueca de aveia com queijo;– Mingau;– Smoothies;– Massa de bolo.