Roberto Justus está com câncer de bexiga: entenda a doença

O câncer de bexiga figura em 7º lugar no Brasil dentre os tipos de tumores mais comuns na população.  No último domingo (6), o apresentador Roberto Justus, de 67 anos, revelou que descobriu que estava com a doença durante um  check-up anual.

“Eu tinha um câncer de bexiga invasivo, só que foi tirado a tempo porque eu peguei em um exame.  Quando a gente trata de um assunto precocemente, o câncer não é uma sentença de morte para ninguém. 70, 80% dos casos de câncer precocemente tratados têm cura, é só você pesquisar”. afirmou o apresentador.

Causas do câncer na bexiga Não há uma causa específica, mas sim alguns fatores de risco: – Tabagismo. – Baixa ingestão de líquidos. – Exposição a diversos componentes químicos. – Exposição a tratamento de radioterapia em áreas próximas à bexiga. Fatores hereditários,  como o diagnóstico da doença em algum parente de 1º grau.

Sintomas - Presença de sangue na urina. - Urgência miccional. - Aumento da frequência das micções. - Sensação de dor ou queimação ao urinar.

Tratamento Em geral, as opções de tratamento do câncer de bexiga incluem: - Cirurgia para remoção do tumor, da lesão ou de toda a bexiga. - Terapia intravesical, ou seja, os medicamentos são administrados diretamente na bexiga. - Quimioterapia: utilizada em casos de metástases ósseas, pulmonares ou outras.

“Vou fazer um tratamento preventivo para evitar que alguma célula [cancerígena] tenha escapado pro meu organismo. Fiz ontem um exame geral e não apareceu nada, estou limpo. Porém, pode ter escapado do exame. Então, vou fazer uma quimioterapia preventiva durante 12 semanas, apenas 8 sessões. Isso é muito importante pra eliminar qualquer risco e poder garantir uma cura duradoura”, detalhou Justus.