Desempenho físico, força muscular e perda de peso: veja os benefícios do café no pré-treino
Conhecido por melhorar a concentração e oferecer mais energia, o café se tornou uma das bebidas queridinhas para quem busca melhorar o desempenho físico durante a prática de exercícios. Conheça os principais benefícios do café no pré-treino!
Aumenta a disposição
A cafeína presente no café estimula o sistema nervoso central, bloqueando a adenosina e aumentando a liberação de adrenalina. Isso melhora o alerta, a energia e a disposição para treinar. Ela também facilita a mobilização de gorduras para fornecer energia e melhora do foco e da concentração.
Aumenta a resistência
Além de aumentar a disposição para treinar, o café melhora a liberação de adrenalina e a mobilização de ácidos graxos. Isso fornece mais energia para os músculos e aumenta a resistência, permitindo que os treinos sejam mais longos e intensos.
A cafeína ajuda no processo de emagrecimento porque bloqueia os receptores de adenosina, o que faz com que o corpo libere mais adrenalina. A adrenalina, então, estimula a quebra da gordura.
Promove a queima de gordura
Diminui a dor muscular
A bebida é rica em antioxidantes, que atuam combatendo os radicais livres, que impactam diretamente na inflamação do corpo. Isso ajuda a diminuir a dor muscular no pós-treino.
O café pode ser consumido cerca de 30 a 60 minutos antes do treino, para que o café alcance um pico adequado no sangue. Normalmente, é recomendada uma quantidade de 3 a 6 mg de cafeína por quilo de peso corporal, o que equivale de duas a quatro xícaras de café diária.
Como tomar?
Pessoas com sensibilidade à cafeína e gestantes são contraindicadas ao consumo de cafeína — seja no café ou na forma de suplementação. Pessoas com problemas cardíacos ou pressão alta não controlada também devem evitar o consumo excessivo.