Café da manhã para quem tem gastrite: dicas, o que evitar e receitas
A gastrite é uma inflamação ou infecção na mucosa que reveste o estômago. Os sintomas são: desconforto na região abdominal, sensação de estufamento, náuseas, enjoo e perda de apetite. Quem convive com o quadro deve tomar alguns cuidados com a alimentação para não ter crises. Veja dicas da nutricionista Clariana Colaço na hora de preparar um café da manhã para quem tem gastrite.
Alguns alimentos estimulam a gastrite. Por isso, é importante ficar perceber como o corpo reage após as refeições. “Recomendo fazer um diário alimentar, anotando tudo o que está consumindo ao longo das refeições, indicando o que está fazendo bem ou não ao corpo para a devida adequação”, pontua a especialista.
Diário alimentar
Veja alguns exemplos de alimentos que não tendem a agravar a gastrite: - Frutas (não ácidas); - Ovos; - Chás claros; - Queijos brancos ou com baixo teor de gordura; - Iogurte semidesnatado; - Alimentos ricos em fibras, como pães e torradas integrais, aveia, chia e granolas.
O que comer?
Priorize o consumo de frutas pouco ácidas, como: - Abacate; - Banana; - Goiaba; - Maçã; - Mamão; - Manga; - Pera; - Frutas vermelhas, como morango, framboesa e mirtilo. Dica extra: quando houver um quadro agravado, vale cozinhar as frutas, o que as tornam melhores de serem digeridas, poupando o trato gastrointestinal.
Café da manhã para quem tem gastrite: melhores frutas
- Chás claros (hortelã, erva-doce e camomila); - Suco de fruta, desde que não seja ácido; - Vitaminas com aveia, chia, linhaça e água de coco; - Leite, preferencialmente o semidesnatado.
Café da manhã para quem tem gastrite: melhores bebidas
Alguns alimentos podem piorar a gastrite, como: - Alimentos ácidos, como sucos de laranja, limão, maracujá, abacaxi, acerola; - Café; - Chás escuros; - Alimentos ricos em gorduras, como queijos amarelos e embutidos - Refrigerantes.