Uniformiza a pele e estimula a produção de queratina:

O que a vitamina A (retinol) pode fazer para a pele e o cabelo

A vitamina A (ou retinol) é um micronutriente que traz várias vantagens para o corpo – seja para a visão ou para a nossa beleza! “No que diz respeito à saúde da pele e dos cabelos, ela é um poderoso antioxidante. E ajuda também na produção de queratina dos folículos capilares”, destaca o médico esteta Dr Franklin Veríssimo.

É claro que as vantagens não param por aí.  “É essencial para o crescimento e a manutenção de ossos, glândulas, dentes, unhas e cabelos. Esta vitamina penetra na pele, contribuindo para que ela permaneça lisa e saudável e melhorando suas propriedades de barreira de água, mantendo assim a pele hidratada.”.

É comum encontrarmos o ácido retinoico (forma ácida do retinol) em diferentes cosméticos, e a indicação de uso pode começar desde os primeiros sinais de envelhecimento da pele. “Não há idade definida para fazer uso, e sim indicação clínica”, diz o especialista.

Produtos com vitamina A podem ajudar a melhorar a imunidade da pele.  “Podem ser bons complementos a tratamentos personalizados. A vitamina A atua na produção de colágeno e o seu consumo em níveis adequados propicia uma pele tonificada. Rugas e outros sinais de envelhecimento podem ser retardados.”.

Cabe destacar que, segundo o médico, o excesso da vitamina A no organismo pode gerar problemas como descamação da pele e queda de cabelo. Por isso, consulte seu médico!