É muito importante aquecer adequadamente antes do treino. Embora muitas pessoas acreditem que o aquecimento deve ser feito apenas na esteira, na verdade, ele pode variar dependendo do tipo de exercício a ser realizado. Você pode aquecer nas máquinas que usará no dia, mas com baixa carga.
“Por exemplo, se você vai treinar membros inferiores, é importante lubrificar as articulações antes de começar. Isso pode ser feito por meio de exercícios como agachamentos sem peso, leg press e cadeira extensora com carga leve. Assim, você avisa à musculatura que irá se exercitar e evita lesões ou desconforto durante o treino”, ressalta Joicy Vanessa, Educadora Física, também conhecida como Joyce Maromba.
Joyce afirma que pesquisas indicam que realizar alongamentos prévios pode diminuir a força máxima durante o treinamento de musculação. Mas ainda não está claro se eles devem ser evitados completamente ou apenas antes de competições de força máxima ou potência explosiva, como saltos e arremessos.
“O importante é escolher um aquecimento que funcione para você e seu treino, e que ajude a prevenir lesões e melhorar o desempenho. Consultar um profissional de educação física ou fisioterapeuta pode ser uma ótima maneira de personalizar seu aquecimento e garantir uma sessão de exercícios segura e eficaz. Não deixe de aquecer antes de se exercitar”, ressalta.