Barriga inchada e dura, cólicas, gases e constipação são sintomas comuns em algumas pessoas. Os incômodos podem ter inúmeros motivos: intolerâncias, alergias alimentares…
Por isso, é essencial consultar um médico para investigar possíveis condições e síndromes que exigem cardápios específicos. Descartadas as possibilidades, é possível adotar pequenas mudanças no dia a dia para aliviar os desconfortos!
Os FODMAPs são um conjunto de carboidratos que podem ser de difícil digestão para algumas pessoas. Assim, apesar de nutritivos, eles têm uma característica osmótica (absorvem água) e fermentativa, piorando sintomas de gases e estufamento. Confira exemplos:
Alimentos ricos em frutose: - Mel; - Sucos de fruta; - Maçã; - Pera; - Melancia; - Ervilha.
Alimentos com lactose: - Leites de origem animal; - Iogurtes; - Queijos; - Outros derivados.
Alimentos com polióis: - Maçã; - Damasco; - Pêssego; - Nectarina; - Ameixa; - Cereja; - Abacate; - Amora; - Lichia; - Couve-flor; - Cogumelos.
Alimentos com oligossacarídeos: - Grãos enlatados; - Lentilhas; - Feijão; - Grãos integrais de soja.
Vale lembrar que uma dieta rica em carboidratos refinados, produtos processados, álcool e sódio, mas pobre em fibras e líquidos, piora o trânsito intestinal, provocando também a sensação de uma barriga inchada e dura. Portanto, vale olhar para o seu cardápio como um todo antes de sair excluindo itens específicos dele.