Alimentos que causam retenção de líquido

Más escolhas alimentares são responsáveis pela sensação de estufamento. Saiba mais!

A retenção de líquido é um problema bastante comum e que pode afetar a qualidade de vida e autoestima de muitas pessoas. Este acúmulo pode ser causado por diversos fatores, como sedentarismo, problemas hormonais, falta de circulação sanguínea e principalmente má alimentação. Nesse quesito, tudo aquilo que comemos pode impactar.  Veja a seguir! .

Alimentos ricos em sódio como industrializados, embutidos, ultraprocessados ou até comidas com sal adicionado podem fazer com que o nosso corpo retenha mais líquido.  Na prática, isso acontece em uma resposta natural do organismo para regular o nível de sódio presente na corrente sanguínea retendo água. Além disso, o excesso de sódio está associado ao desenvolvimento da hipertensão arterial, de doenças cardiovasculares, renais e outras.

Pizza, linguiça, salame e batata frita

Alimentos com alto teor de açúcares refinados podem causar um efeito inflamatório no organismo.  Essa inflamação, por sua vez, é associada a uma série de problemas de saúde, incluindo a retenção de líquidos. Portanto, quando o corpo está em um estado inflamatório, ele tende a reter água como parte de seu mecanismo de defesa. Isso pode levar ao inchaço e à sensação de peso.

Doces, balas e refrigerantes

Esse grupo de alimentos contém carboidratos simples que podem aumentar a retenção de líquido. Isso acontece porque quando os níveis de insulina aumentam em resposta ao consumo de carboidratos simples, os rins podem começar a reter sódio. O sódio é um mineral que tem a capacidade de atrair água. Portanto, quando há retenção de sódio, o corpo tende a reter água para equilibrar a concentração de sódio no sangue. Assim, isso pode resultar em inchaço.

Pães e massas 

Quando consumimos essas bebidas, o álcool age como um diurético no organismo, estimulando os rins a excretar mais líquido na forma de urina. Além disso, o álcool também tem outro efeito no nosso corpo: ele inibe a liberação do hormônio antidiurético (ADH), que ajuda a regular a quantidade de água que nossos rins retêm. Portanto, resultando em retenção de líquido pelos rins.

Bebidas alcoólicas