O que é a vacina BCG e para que ela serve?

O que é a vacina BCG?

Abreviação de Bacilo de Calmette e Guérin, a BCG é uma das imunizações recomendadas ainda nas primeiras 12 horas de vida do bebê. O seu esquema vacinal é composto por uma dose, que deve ser aplicada de forma intradérmica, normalmente no  braço direito.

A BCG é responsável pela proteção contra a tuberculose, provocada pela bactéria mycobacterium tuberculosis. Embora a vacina não seja 100% eficaz em evitar a tuberculose pulmonar, a sua aplicação em massa evita as formas mais graves da doença, como a meningite tuberculosa e a tuberculose miliar.

Para que serve este imunizante?

O efeito colateral mais comum

A reação local é o principal efeito adverso da BCG. Ela começa com uma mancha vermelha elevada na região da aplicação. Depois, evolui para uma pequena úlcera, que produz secreção, até finalizar  a cicatrização.

Estima-se que esta pega da BCG acomete 95% do público imunizado. No entanto, aqueles que não a desenvolverem não precisam se preocupar. Desde fevereiro de 2019, o Ministério da Saúde  não recomenda mais a revacinação destes 5%, já que não há relação entre o imunizante ser efetivo e produzir  a cicatriz.

Quando a BCG não deve ser aplicada?

Segundo orientações da Sociedade Brasileira de Imunizações (SBIm), a vacinação com a BCG não é recomendada caso: · A mãe tiver tomado algum remédio, durante a gestação, que possa ter causado imunodepressão do feto; · O bebê seja prematuro, com menos de dois quilos; · A pessoa for imunodeprimida.