Quem quer ganhar massa muscular com treino de hipertrofia já deve ter ouvido falar de suplementos como whey protein ou hipercalórico. Mas afinal, qual é a diferença entre eles e qual escolher? Segundo a nutricionista Fúlvia Hazarabedian, a indicação depende das necessidades nutricionais, energéticas e proteicas de cada pessoa. Entenda a função de cada um deles!
O whey é conhecido pela praticidade que oferece em atingir a necessidade proteica diária necessária. O suplemento apresenta classificações de acordo com concentração e filtragem, podendo ser concentrado, isolado ou hidrolisado. Além disso, possui baixo teor calórico se comparado ao hipercalórico. Também é indicado para dietas lowcarb; substituição do hipercalórico após alcançar o peso desejado e para manter a massa muscular já conquistada.
É uma opção rápida e prática de ingerir as altas quantidades de calorias necessárias no processo de hipertrofia. “O suplemento hipercalórico fornece calorias sem ocupar muito espaço do volume gástrico”, afirma Fúlvia. Além disso, o suplemento é indicado para pessoas com o metabolismo acelerado, que desejam engordar, e praticantes de atividade física de alta intensidade.
Primeiramente, é importante entender que o hipercalórico ajuda no aporte calórico, enquanto o whey é focado no aporte de proteínas. Então, se o objetivo é ganhar peso atrelados à prática de alguma atividade física, o hipercalórico pode ser a opção mais interessante. Mas, se o objetivo é fortalecer o ganho de massa muscular e manter o que já foi construído, o whey é o mais indicado.
- Compre de lojas e marcas conhecidas e certificadas pela ANVISA; - Confira as advertências, recomendações e restrições; - Tenha cuidado ao tomar vários suplementos ao mesmo tempo; - Para cuidar de sua alimentação e suplementação, procure um nutricionista especialista na área de exercício físico e esporte.