Tremor essencial:  a condição de Djavan e Caetano Veloso

O que é tremor essencial?

É um distúrbio neurológico do movimento, que causa tremores principalmente nas mãos e pernas. No entanto, ele também pode afetar a cabeça e a voz do paciente. Segundo Wanderley Cerqueira, neurocirurgião, a condição afeta de 0,5 a 6% da população. Ela é mais comum entre pessoas com mais de 65 anos, tanto em homens quanto em mulheres.

Essa agitação rítmica tende a piorar em situações específicas do dia a dia. Por exemplo, ao levar um copo d’água até a boca e ao tentar manter uma posição, como deixar o braço esticado e/ou levantado. Inclusive, o estado emocional também interfere na intensidade dos tremores. Eles tendem a piorar quando o paciente está estressado e ansioso.

Outros sintomas além dos tremores

Já em relação a pessoas com a idade mais avançada, o tremor essencial também pode ocasionar perda de coordenação bem como de equilíbrio. Além disso, há risco também de prejuízo na audição ligado ao distúrbio neurológico.

Possíveis causas da condição

De acordo com o Dr. Wanderley, o exato motivo que ocasiona o tremor essencial ainda não foi descoberto. Mas cerca de 50% dos casos têm origem genética e podem acontecer por uso de drogas, álcool, nicotina, cafeína em excesso e antidepressivos. Alguns medicamentos para asma e arritmia cardíaca também podem ser associados à agitação rítmica.

Tratamentos para o tremor essencial

Embora não tenha cura, o paciente com tremor essencial pode fazer uso de medicamentos via oral que ajudarão nos sintomas, de acordo com a prescrição médica. O neurocirurgião cita, por exemplo, remédios como topiramato, propranolol, primidona e benzodiazepínicos.

Outra possibilidade de tratamento é com a aplicação de botox terapêutico, chamado de tipo A. No entanto, vale saber que ele é um produto diferente do botox estético. Cirurgias também podem ser usadas para tratar o tremor essencial em casos mais graves. Por exemplo, pode-se recomendar a técnica de implante de eletrodo cerebral profundo com estimulação e a cirurgia chamada Talamotomia.