Alguns tipos de açúcar possuem impactos menos negativos na saúde e é importante priorizá-los, uma vez que o excesso de açúcar está associado ao desenvolvimento de diabetes, hipertensão, obesidade e problemas cardiovasculares.
Existem seis principais tipos de açúcar. Apesar de terem a mesma função, cada um possui suas próprias especificidades e, consequentemente, impactos variados na saúde.
É um açúcar bruto, escuro e úmido. Extraído depois do cozimento do caldo de cana e, por isso, conserva sais minerais.
Mascavo
Tirado diretamente do melado de cana, o açúcar demerara não possui aditivos químicos. Tem mais nutrientes do que o açúcar refinado e se aproxima, inclusive, dos valores nutricionais do açúcar mascavo.
Demerara
“Durante a sua produção, o caldo de cana passa por purificação, evaporação, cristalização, centrifugação e secagem”, explica a nutricionista Juliana Vieira.
Cristal
Feito a partir da diluição do açúcar cristal e perde cerca de 90% dos nutrientes no processo de refinamento. Segundo a nutricionista, o produto final apresenta somente sacarose.
Refinado
“Extraído do fluido das flores da palma de coco, é um substituto do açúcar de cana, e não passa por refinamento ou adulteração. Além disso, não contém conservantes”, esclarece.
Açúcar de coco
A obtenção do açúcar light acontece por meio da mistura entre o açúcar refinado comum e adoçantes artificiais, por exemplo, sucralos, ciclamato de sódio ou sacarina sódica.
Açúcar light
Juliana defende, dentre todos os tipos de açúcar, o consumo do açúcar de coco. Isso porque ele apresenta diversos benefícios para a saúde, além de sua digestão acontecer de forma mais lenta.