Aprenda a técnica dos "5S" para acalmar o choro do bebê

Idealizada pelo pediatra Harvey Karp, a técnica dos “5S” tende a funcionar principalmente nos três primeiros de vida do bebê. Esse período é chamado de exterogestação, ou seja, é como se fosse o quarto trimestre da gravidez só que com o pequeno já fora da barriga. Assim, quando o método reproduz como era a sua vida ainda dentro do útero materno, ele tende a se acalmar com mais facilidade. A seguir, veja o passo a passo da tática!

1. Side

O primeiro “S” da técnica é "side" que,  em tradução livre, significado “lado”. Ele orienta os cuidadores a posicionarem o bebê de ladinho, de preferência com a parte direita do corpo para baixo. Assim, a boca do estômago dele fica situado de forma que facilita a descida do leite materno.

2. Suck

Depois de colocá-lo de lado, o segundo passo é incentivar o bebê a fazer o movimento de sugar. Neste caso, os pais podem levar o dorso da mão do próprio pequeno até a sua boca. É preferível evitar o uso de chupetas e mamadeiras neste momento, principalmente para  que não haja confusão de bicos e possíveis prejuízos à amamentação.

3. Swaddle

A terceira etapa deste método é o “Swaddle” que remete ao cueiro e é opcional. Isso porque há alguns bebês que logo se tranquilizam quando são enrolados, como se fossem um charutinho, enquanto outros ficam ainda mais agitados. Assim, a dica é testar a ideia e reparar como o pequeno reage a ela.

4. Swinging

“Swinging” significa,  em tradução literal, “balanço”. Então, este passo é para lembrar aos pais que, depois de posicionarem o pequeno de ladinho e enrolá-lo em uma manta, é hora de balançá-lo para cima e para baixo enquanto os cuidadores também movimentam o  próprio corpo.

5. Shushing

Por fim, mas não menos importante, o último  “S” da técnica é de “Shushing”. Ele consiste em repetir o barulho de “Sh, sh, sh” conforme o cuidador for movimentado o bebê. Esse som acalma o pequeno porque faz com que ele se lembre do que escutava dentro do útero, principalmente o bombear do sangue que passa pela artéria  aorta materna.