Como incluir o sushi na dieta?

O sushi pode ser uma opção saudável – a depender das suas escolhas. Veja dicas para incluí-lo na dieta

Sushi é saudável?

Peixe (geralmente cru) ou outro fruto do mar, arroz, vegetais (às vezes, ovos) e algas. Essa geralmente é a base do prato tradicional japonês, que parece bastante equilibrado. “Contudo, é importante ter em mente que nem todas as opções são igualmente saudáveis, pois podem variar em ingredientes e preparo”, explica a nutricionista Dri Molica.

Opções calóricas

As versões mais ocidentalizadas da iguaria levam ingredientes como cream cheese, maionese e molhos açucarados – sem contar que algumas são empanadas. Todas essas características adicionam muitas calorias e gorduras ao prato. A nutri também alerta para o uso exagerado do molho de soja (que é rico em sódio).

O segredo de tudo é a moderação, diz a especialista. Por isso, ela dá dicas para quem quer encaixar o sushi na dieta com equilíbrio:

Não deixe de comer no dia

“Isso evita que você chegue ao restaurante com muita fome, o que pode levar a excessos. Lembre-se de que qualidade alimentar não está relacionada à quantidade.”

Prefira as opções naturais e frias

Em vez de peças gordurosas, fritas ou empanadas. “Evite sushis com cream cheese, maionese e molhos adocicados, pois esses ingredientes adicionam calorias extras ao prato.”

Inicie com a sopa de missô

“Isso pode aumentar a sensação de saciedade. A sopa é rica em nutrientes e fibras, o que ajuda a controlar a quantidade de sushi consumida posteriormente.”

Combine sushis com sashimis

“Os sashimis são opções mais leves e com menor teor calórico.”