Stiff com barra: veja benecífios e como fazer

O stiff é um dos principais exercícios no treino de pernas. Ele ajuda a fortalecer a parte posterior da coxa, trabalha o glúteo e até as panturrilhas. A forma mais comum de realizá-lo é utilizando barras, porém, também é possível fazer stiff com halteres.  Saiba mais a seguir!

Stiff com halteres: para que serve

Também conhecido como deadlift, o stiff é considerado um exercício multiarticular – ou seja, envolve diversas musculaturas ao mesmo tempo.  O stiff é indicado para níveis avançados de musculação, já que exige boa consciência corporal, boa postura e técnica para executar os movimentos corretamente, evitando os riscos de lesão. Existem várias maneiras de executá-lo: com halteres, barra, kettlebell ou até mesmo livre. 

Benefícios do stiff

O exercício trabalha o fortalecimento das pernas, que abriga alguns dos maiores músculos do corpo, como os isquiotibiais (localizados no posterior da coxa), glúteo máximo e músculos paravertebrais. Veja os principais benefícios: – Queima de calorias; – Ajuda no controle de peso; – Promove força muscular; – Aumenta a flexibilidade; – Fortalece a musculatura; – Melhora a circulação sanguínea.

Como fazer stiff com halteres

– Comece com os pés afastados na largura do quadril, apontados para frente e os joelhos levemente flexionados; – Contraia o abdômen para  promover mais estabilização; – Segure os halteres com as palmas voltadas para trás. – Empurre levemente o quadril para trás e dobre o quadril para descer os halteres; – Realize o movimento até conseguir manter a curvatura natural da coluna, que deve ficar sempre reta; – Por fim, retorne à posição inicial fazendo força nos calcanhares.