Remédio caseiro para calvície: O que pode ou não ajudar na perda capilar

De acordo com o médico tricologista Lucas Fustinoni, quando se trata de calvície, não é necessário ir muito longe: basta lembrar da antiga frase “você é o que você come”. “Embora existam alimentos que ofereçam benefícios quando aplicados diretamente nos cabelos ou no couro cabeludo, são os alimentos ingeridos na dieta que realmente fazem diferença.”

Assim como existem nutrientes que oferecem brilho e saúde aos fios, além de evitar a queda de cabelo, há também aqueles que prejudicam a saúde do couro cabeludo, levando ao aumento da perda capilar. Veja quais são eles:

Encontrados normalmente nas frutas e em alimentos enriquecidos com xarope de frutose – como o xarope de milho presente em pães, massas e doces, por exemplo –, eles são componentes extremamente nocivos para o couro cabeludo.

Frutose, parte do açúcar refinado ou sacarose

Folato

Trata-se da forma natural do ácido fólico, também conhecida como Vitamina B9, que pode ser encontrada em feijões, brócolis, frutas cítricas, vegetais de folhas verdes e aves. Segundo alguns estudos, foi comprovado que existem uma relação entre a falta dessa propriedade no organismo e o envelhecimento prematuro dos cabelos.

Zinco

Nutriente fundamental para a saúde, sua falta pode levar a diversos problemas, incluindo a queda dos cabelos. “Ele reduz a inflamação, acelera a cicatrização de feridas, ajuda na redução da queda capilar e no desenvolvimento dos fios”, explica o profissional. É possível encontrar o zinco em alimentos de origem animal, além de grão de bico, nozes, derivados do leite, aveia, arroz integral, entre outros.

Ômega-3 e ômega-6

De acordo com estudos, ambos contribuem com a fortificação do fio, impedindo a queda. Eles são encontrados geralmente em peixes, azeite de oliva, óleos de soja e de milho, maionese, nozes, amêndoas, amendoim, castanha-de-caju, entre outros.