Óculos de sol falsificados:  perigo à vista

Usar óculos de sol falsificados pode parece algo inofensivo e até uma alternativa para economizar, mas pode trazer um problemão para os seus olhos., já que eles não oferecem proteção contra os raios  ultravioletas (UV).

Sem proteção UV

Riscos

Sem a proteção UV, os óculos falsificados permitem que a radiação chegue ao olho.  “Se o óculos é de má qualidade, logo ele não filtra os raios. Os danos que vamos ter no globo ocular estão relacionados justamente à entrada de mais do que deveria de raio ultravioleta”, diz o oftalmologista Kim Kayat.

Complicações nos olhos

Dor de cabeça, cansaço e desconforto na visão são algumas das complicações. Em casos mais raros, pode evoluir até para catarata.  “A radiação UV pode causar a degeneração macular, uma lesão no centro da retina, que pode levar a perda gradual da visão."

Devo usar óculos sempre que sair de casa?

A resposta é: depende. O que vai determinar é o quanto você se expõe ao sol.  “Se a pessoa tem uma atividade recorrente ao sol ou vai se expor de forma prolongada deve usar o óculos, porque aumenta a incidência dos raios UV”, explica o médico.

Como escolher o melhor óculos?

Sem dúvida, é importante evitar os óculos de sol falsificados ou também conhecidos como réplicas de marcas famosas.  O ideal é optar por óculos de marcas conhecidas e que forneça um certificado que comprova que aquele produto tem proteção contra os raios ultravioletas.