O agachamento é um exercício cheio de benefícios para a saúde, além de aumentar a aptidão física. É a principal atividade física para o fortalecimento dos músculos do core, isto é, quadril, abdômen e as regiões lombar e pélvica. Veja motivos para incluir o agachamento na rotina.
O agachamento envolve vários grupos musculares, incluindo os quadríceps, glúteos, músculos da parte inferior das costas e músculos abdominais. Ao realizar agachamentos regularmente, esses músculos serão fortalecidos, melhorando a força, resistência, bem como o equilíbrio geral do organismo.
A flexibilidade do corpo é mais um benefício desse exercício, especialmente nos músculos das coxas e panturrilhas. Como resultado do agachamento, é possível melhorar a amplitude de movimentos e, consequentemente, diminuir o risco de lesões durante outras atividades físicas.
O agachamento é um exercício que estimula e envolve grupos musculares do corpo inteiro, contribuindo com a queima de calorias e o aumento da taxa metabólica basal. Ou seja, pode ajudar quem está tentando perder alguns quilos ou manter um peso saudável.
O agachamento pode melhorar a saúde cardiovascular. Inclusive, estudos mostram que essa atividade reduz a pressão arterial e ativa a circulação sanguínea.
O exercício também pode melhorar a saúde mental, por conta da liberação de endorfina durante a prática. A endorfina é um hormônio que pode ajudar a melhorar o humor e reduzir o estresse e ansiedade.