I

Ingredientes que mais aumentam a fome

Nutricionista aponta quais ingredientes devemos ficar de olho na hora das compras

Muitos alimentos que compramos e consumimos com frequência estão repletos de aditivos químicos e ingredientes nada saudáveis — alguns até aumentam a nossa fome, sabia? Amy Shah, nutricionista formada em Harvard, elencou os quatro piores itens capazes de estimular o apetite:

Glutamato monossódico

Presente em muitos alimentos para aumentar o sabor, o glutamato atua no pâncreas, estimulando o órgão a liberar mais insulina — o que aumenta consideravelmente a fome.

Farinha de trigo refinada

A farinha refinada é capaz de aumentar rapidamente os níveis de açúcar no sangue, causando os chamados picos de insulina (que fazem você sentir fome rapidamente depois de comer).

Açúcar refinado

Assim como a farinha refinada, o açúcar faz a glicemia (nível de glicose no sangue) disparar e cair em pouco tempo, intensificando o seu desejo por mais comida.

Glúten

Em certas pessoas, ele gera irritação intestinal e diversos sintomas, como o aumento da fome. Contudo, especialistas recomendam cortar o glúten só se você tiver algum problema com ele.

O que comer no lugar?

A nutricionista indica caprichar em alimentos ricos em polifenóis. Tratam-se de micronutrientes com propriedades benéficas à saúde, especialmente para a eliminação de toxinas e o controle da fome. Você pode encontrá-los no abacate, nas frutas vermelhas, no brócolis, nas pimentas, no café