Os pesquisadores dividiram as mulheres em dois grupos. O primeiro recebeu um sachê contendo 20 gramas diárias de farinha de semente de abóbora para consumir durante as refeições. As demais ganharam um pacotinho contendo um placebo. Uma vez por mês, todas as voluntárias passaram por uma avaliação para a coleta de dados. Eles analisaram composição corporal, razão cintura-quadril, níveis de glicemia, colesterol, triglicérides, pressão arterial, entre outros.
Por fim, todas as participantes perderam peso. No entanto, aquelas que consumiram a farinha de semente de abóbora perderam mais gordura corporal, além de uma diminuição nos índices de triglicérides e insulina. Houve, ainda, uma melhora na avaliação da resistência à insulina, sugerindo um efeito benéfico na prevenção de doenças cardiovasculares.
Para usufruir dos benefícios desse nutriente, basta adicionar duas colheres de sopa dessa farinha ao cardápio diário. Pode ser em saladas ou frutas, por exemplo. É possível comprá-la pronta ou prepará-la em casa, secando-a no forno (sem torrar) e, em seguida, triturando-a no liquidificador. E não esqueça: para combater a obesidade e as doenças associadas, é preciso ter uma dieta saudável, consumir poucos alimentos ultraprocessados e praticar exercícios.