Excesso de peso no treino: 5 sinais de que você está excedendo os limites
Levantar peso é uma excelente forma de fortalecer o corpo, mas é necessário ter cuidado com o excesso de peso no treino. O esforço exagerado pode causar lesões musculares, execução incorreta e até desmotivação com a rotina de treinos. A seguir, confira os sinais de que você precisa pegar mais leve.
A amplitude de movimento se refere é a distância e direção do exercício. Portanto, se você está realizando movimentos muito curtos, isso pode indicar sobrecarga de treino. Por isso, diminua a quantidade de anilhas ou recorra aos pesos menores se estiver com dificuldades para completar o exercício.
1) Redução da amplitude de movimento
Se o peso está alto o suficiente para te fazer errar na execução, esse é mais um sinal de que está na hora de abaixar a carga. Por exemplo, quando você utiliza utiliza outras musculaturas do corpo para impulsionar o exercício — além da musculatura que está sendo trabalhada, ou até mesmo quando você não consegue terminar as séries pelo cansaço.
3) Tremores
O tremor durante os exercícios também pode ser resultado da sobrecarga do músculo. Ocorre quando o peso ou a resistência utilizada no treino é maior do que o músculo está acostumado a suportar. Portanto, é sempre bom estar atento aos seus limites.
Se você sente muita dor durante ou após o treino, mesmo em exercícios que você já está acostumado, isso pode ser um sinal de exagero. A dor pode envolver os tendões, músculos e até articulações. Em alguns casos, compromete até a musculatura. Mas, se o seu treino é novo ou você é iniciante na academia, saiba que esse sintoma é normal nos primeiros dias, mas tende a passar com as futuras execuções do treino. Mas, se a dor for muito intensa, vale procurar ajuda de um educador físico para reavaliar os pesos ou de um médico para identificar possíveis lesões.
A fadiga extrema do músculo é um dos motivos para o baixo número de repetições. Nesses casos, você se sente tão cansado a ponto de realizar o mínimo para completar a série. Porém, a sobrecarga pode ter o efeito contrário e prejudicar os músculos com lesões.