É preciso emagrecer para engravidar, como Jojo Todynho quer fazer?

Recentemente, a  cantora Jojo Todynho,  ex-participante de  “A Fazenda 13”, disse que pretende perder 40 quilos em seis meses para engravidar. A decisão da artista trouxe a dúvida: é preciso emagrecer para, então, tentar ter um filho? De acordo com especialistas ouvidos pela Vitat, o emagrecimento tende a fazer com a jornada gestacional seja menos desafiadora.

Isso porque, segundo Cintia Cercato, endocrinologista da Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia Regional São Paulo (SBEM – SP), o excesso de peso está associado a diminuição da fertilidade. Um dos motivos responsáveis por isso é que ele afeta a produção hormonal feminina.

Fabiana Guimarães, nutricionista funcional, também explica que mulheres com sobrepeso ou obesidade podem ter mais dificuldade para engravidar devido ao seu perfil inflamatório. “A quantidade de gordura desajustada aumenta a produção de citocinas inflamatórias que alteram o funcionamento adequado do organismo”, esclarece  a especialista.

É preciso perder quantos quilos?

No entanto, ao tentar emagrecer antes de engravidar, saiba que os riscos de complicações já diminuem se a mulher eliminar 10% do quanto pesa e monitorar para não engordar em excesso durante a gestação.

Esses cuidados são necessários porque o sobrepeso e a obesidade durante a gestação podem trazer consequências tanto para a mãe quanto para o bebê que está em formação. Por exemplo, para a grávida, eles  estão associados  a maior risco de: · Doença hipertensiva; · Pré-eclâmpsia; · Hemorragia puerperal; · Parto prematuro por complicações metabólicas.

Já para o bebê, o sobrepeso e a obesidade materna podem ocasionar a macrossomia fetal, isto é, quando o pequeno tem mais de quatro quilos ao nascer. Além disso, ele também pode apresentar dislipidemia, hipoglicemia neonatal, trauma fetal, defeitos no tubo neural, prematuridade e sofrimento fetal.