O que acontece com o seu corpo quando você reduz a carne?

As chances de desenvolver câncer de intestino caem

Segundo um estudo feito pela Agência Internacional de Pesquisa em Câncer (IARC) no periódico científico The Lancet, a ingestão de 50g de carnes processadas (como bacon, linguiça, salsicha e presunto) por dia já aumenta o risco de câncer colorretal (de intestino) em 18%.

Os rins são protegidos

A médica nefrologista Dra Caroline Reigada explica que esse tipo de dieta também pode trazer benefícios aos rins. "Uma alimentação baseada em verduras, legumes e grãos está associada à diminuição de fatores de risco relacionados à doença renal. Isso acontece porque há um maior aporte de fibras e antioxidantes na dieta. Esses nutrientes ajudam o corpo contra componentes inflamatórios e o estresse oxidativo”, explica.

A pressão arterial diminui

Muitos estudos mostram que há redução de valores de pressão arterial sistólica (até cerca de 5 mmHg) e diastólica (até cerca de 3 mmHg) com a adoção de uma dieta baseada em vegetais.

Reduz o risco de diabetes

Outra boa consequência da adoção da dieta vegana (quando é natural e variada) é a maior sensibilidade à insulina. De acordo com estudos, indivíduos que seguem essas dietas têm menos de 50% de chance de desenvolver diabetes quando comparados aos não-vegetarianos.