De acordo com a nutricionista Natashe Nassif, focada em saúde da mulher, a dieta low carb não constitui em retirar completamente o carboidrato do cardápio. O intuito dela é reduzir e substituí-lo por aqueles que têm baixo índice glicêmico e, consequentemente, são digeridos de forma mais lenta.
Segundo Juliana Passarella, também nutricionista, esse tipo de dieta costuma ser uma boa aliada no emagrecimento saudável. Além disso, ele auxilia na perda de gordura corporal bem como na diminuição de triglicérides. Por fim, a dieta low carb também diminui a glicemia e os níveis de insulina do sangue, auxiliando no tratamento do diabetes tipo II.
Para mostrar a gravidade de retirá-lo do cardápio gestacional, a ginecologista e obstetra Carolina Cunha, da BP - A Beneficência Portuguesa de São Paulo, comenta sobre um recente estudo da Universidade da Carolina do Norte. “A pesquisa encontrou um número 30% maior de bebês com má-formações (anencefalia e espinha bífida) entre gestantes que tiveram uma dieta que reduziu ou eliminou a quantidade de carboidratos”, detalha a especialista.