A mini band é uma faixa elástica de resistência que ajuda a potencializar os treinos. O uso dela facilita o aumento da frequência cardíaca, além de fortalecer a musculatura.
A fita elástica promove alto gasto calórico e está disponível em diversas espessuras, cores e comprimentos, que indicam a intensidade da peça – quanto mais espessa maior a tensão.
Dicas de como usar a mini band
Faça pelo menos dois exercícios por grupo e varie o intervalo de repetições. Como regra geral, mantenha seus repetições no intervalo de oito a 15 por série.
Fortaleça o peito movimentando-se com o mini band, puxando as duas extremidades na frente do peito. Faça flexões da faixa de resistência em uma posição normal de flexão, mas com a faixa nas costas e nas extremidades.
Faça agachamentos de pé no meio da faixa de resistência, com os pés mais numa largura maior que a dos ombros. Desse modo, segure uma extremidade do elástico em ambas as mãos.
Para exercitar os braços e as costas, mantenha os braços esticados para puxar contra a ação do agachamento. Caso contrário, puxe uma extremidade por cima de cada ombro e cruze os braços na frente do peito, depois faça os agachamentos.
Os músculos da parte inferior do corpo também devem ser trabalhados. Amarre as extremidades da mini band ou usando uma pequena faixa circular.
Faça vários exercícios nas pernas, quadris e bumbum, colocando as pernas dentro do círculo e movendo uma perna contra a resistência do elástico.
Por fim, termine o seu treino com pelo menos 20 minutos de treino cardio. Quanto maior a intensidade, mais calorias você queima. Misture os exercícios como por exemplo: corrida, ciclismo, natação, uso do elíptico e remo.