Como evitar estrias na gravidez

Quando ganhamos muito peso rapidamente, a pele ultrapassa seu limite de flexibilidade e rompe as fibras de colágeno e elastina. Assim, surgem as estrias, que primeiro se apresentam avermelhadas, coçam e quando se recuperam da lesão, ficam esbranquiçadas.

Atente-se aos primeiros sinais

Para manter sua saúde e a do bebê, controlar o peso durante a gestação é uma das primeiras recomendações médicas. Além disso, mantenha a alimentação equilibrada e exercícios em dia.

Siga uma dieta nutritiva e tenha uma rotina de exercícios

Capriche na ingestão de líquidos

Beber água é uma dica para todas as fases da vida por boas razões. Isso porque a água, assim como a ingestão de líquidos (sucos naturais, alguns tipos de chás), hidrata todas as camadas da pele e diminui as chances de estrias na gravidez.

Atenção aos banhos

Se você é do time que ama banhos quentes, pare tudo o que está fazendo! A água quente sensibiliza e resseca a pele, por isso, opte por banhos mornos.

Invista na hidratação

Muitos dermatologistas aconselham a hidratação duas vezes ao dia, ou sempre que tomar banho. Desse modo, o ideal é fazê-la com a pele ainda úmida, com cremes que contenham pantenol, karité ou óleos em sua composição.

Massagem

Enquanto passa o creme ou óleo no corpo, faça movimentos leves e circulares que ajudam na circulação e na absorção do produto. Além desses benefícios, é uma forma de autocuidado.

Suplementos de colágeno, por exemplo, podem prevenir o aparecimento de estrias e conferir mais firmeza para a pele. Entretanto, não tome nenhum suplemento ou remédio por conta própria. Converse com seu obstetra ou dermatologista para as melhores indicações.

Suplementação