Cardápio da Copa: prepare receitas saudáveis de diferentes países!

Argentina: mini empanadas fit

Equivalente ao pastel português, é uma preparação individual de massa de farinha recheada e assada em forno ou frita! Ingredientes: – 350g de batata-doce cozida; – 200g de farinha de aveia sem glúten; – 2 col (sopa) de azeite de oliva; – 1 col (sopa) de fermento químico em pó; – 1 cenoura ralada crua; – 1/2 cebola picada; – 1/2 xíc de ervilha; – 1 pitada de sal.

Modo de preparo: Refogue a cebola no azeite. Adicione ervilha, cenoura, sal e misture por alguns minutos. Reserve. Em uma tigela, coloque a batata-doce já cozida e descascada e incorpore com as mãos a farinha de aveia, o fermento e o azeite até formar uma massa homogênea.  Coloque a massa entre dois pedaços de papel-manteiga e abra com um rolo de macarrão. Corte-a em círculos e coloque porções do recheio dentro deles, dobrando como se fosse fechar uma massa de pastel.  Asse em forno médio (200°C) por aproximadamente 15 minutos ou até dourar.  Você pode pincelar um ovo batido em cima das empanadas para dourar e criar outros recheios.

Espanha: tapas de tomate e queijo

São aperitivos servidos em bares e restaurantes, geralmente acompanhados por uma bebida, que pode ser alcoólica ou não. Ingredientes: – 2 pães tipo baguete grande (de preferência, integral); – 6 tomates picados sem sementes; – 250g de queijo ralado  – 60g de azeitonas em rodelas; – 1 cebola; – 3 dentes de alho; – Sal a gosto; – Azeite a gosto.

Modo de preparo: Corte a baguete em fatias grossas, leve-as a torrar no forno preaquecido a 180ºC, retire e reserve.  Pique a cebola e os dentes de alho, amasse os tomates até formar uma pastinha grossa e reserve. Em seguida, em uma panela, refogue a cebola e o alho no azeite, acrescente os tomates e as azeitonas e tempere com sal, deixando cozinhar. Por fim, monte as tapas: coloque sobre as fatias de pão a pasta de tomate, o queijo ralado e leve para assar até derreter.

França: steak tartare

Inventado na Alemanha, esse prato se popularizou na França. Trata-se de um pedaço de carne crua e finamente picada, misturada com vários condimentos e servida com uma gema de ovo crua. Ingredientes: – 200g de filé mignon fresco; – 1 col (sopa) de cebola picada; – 1 col (sopa) de pepino em conserva picadinho; – 1 col (chá) de alcaparra picada; – 1 col (sopa) de ketpchup; – 1 col (sopa) de mostarda Dijon; – 4 gotas de molho de pimenta vermelha; – 1 gema; – 8 gotas de molho inglês; – 1 col (sopa) de ciboullete picada ou cebolinha); – 1 col (sopa) de salsinha picada; – Sal a gosto; – Pimenta-do-reino moída a gosto.

Modo de preparo: Primeiramente, com a ponta de uma faca bem afiada, corte o filé mignon em cubos bem pequenos.  Então, em uma vasilha, coloque a carne e todos os outros ingredientes.  Por fim, misture bem, coloque em pratinhos e sirva imediatamente.

Inglaterra: fish and chips na airfryer

Consiste em um peixe frito empanado acompanhado por batatas fritas. Inicialmente era vendido embrulhado em folhas de jornal, como ainda acontece em algumas regiões do país. Ingredientes: – 600g de filé de tilápia cortado em tiras; – Suco de 1 limão; – Sal e pimenta a gosto; – 2 ovos; – 1 +1/2 xíc de farinha de aveia; – 2 xíc de flocão de milho; – 6 batatas; – Azeite a gosto.

Modo de preparo: Primeiramente, prepare o peixe: tempere as tiras com limão, sal e pimenta. Então, empane na farinha de aveia, nos ovos batidos e no flocão de milho, nessa sequência (você pode fazer o processo mais de uma vez para ficar bem crocante). Em seguida, lave e corte as batatas em tiras (você pode descascar ou não). Assim, tempere-as com sal, pimenta e azeite. Por fim, leve os peixes e as batatas para assar na airfryer a 180°C por 30 minutos ou até que fiquem dourados (pode ser necessário retirar o peixe antes).