Frutas ricas em fibras e com casca Maçã, pera, uva e ameixa são exemplos de boas fontes de fibra, nutriente que ajuda a prolongar a saciedade. Você pode consumi-las acompanhadas de iogurte sem açúcar e aveia. A combinação oferece uma boa quantidade de fibras e proteínas que, juntas, nutrem e afastam a fome. Alimentos integrais Estes produtos possuem menos fibras. Por isso, troque-os por pão ou arroz integral, que são menos processados e têm mais nutrientes do que a versão branca.
Fontes de gorduras boas Os alimentos ricos em LDL, o “colesterol bom”, regulam o apetite. Abacate, peixes e oleaginosas são ótimas pedidas para incluir na dieta. Mas, atenção: elas devem estar inseridas em um planejamento alimentar, pois o excesso pode extrapolar a quantidade de calorias. Saladas A tática de consumir uma porção de salada antes do prato principal prepara o estômago para comer “com sabedoria”, evitando que você cometa excessos. Aliás, fazer isso em casa é excelente para reduzir as porções do almoço e do jantar.
Alimentos ricos em proteínas Toda refeição precisa ter uma fonte proteica, que é responsável por dar mais energia e realizar manutenção e construção dos músculos. As proteínas também são essenciais para regular a fome. Água e chás Quando estamos desidratados, a tendência de atacar alimentos fora da dieta. Além disso, as fibras precisam de água para não causarem a prisão de ventre. Se ainda é difícil beber a quantidade ideal de água, consuma chás sem açúcar ou aposte nas águas saborizadas.