Alimentos falsos saudáveis

Diante de tantas ofertas no supermercado, é importante desconfiar quando a promessa parece boa demais

Comprando gato por lebre

Alimentos falsos saudáveis são aqueles com um forte apelo à saudabilidade, como baixos níveis de sódio, açúcar, gordura e outros. Na verdade, eles podem esconder em suas composições altos níveis de processamento, calorias e outros ingredientes nada interessantes. Confira, a seguir, os principais:

Barrinha de cereais

Alguns tipos contêm altos níveis de corantes, aromas e conservantes, e apresentam grandes quantidades de açúcar. Nesse sentido, o açúcar pode estar presente em componentes como xaropes de milho, frutose e sacarose.

Refrigerante zero

Todos nós ouvimos falar que o refrigerante comum contém muito açúcar e por isso, a bebida zero parece ser uma boa troca. No entanto, na falta desse item, a composição desses refrigerantes é compensada com altas quantidades de sódio.

Sucos de caixinha

É comum encontrar opções de sucos de caixinha que podem parecer saudáveis, mas são ricos em açúcares, acidulantes, conservantes e corantes artificiais prejudiciais à saúde.

Pão integral

Existem boas opções de pão integral nas gôndolas do supermercado, porém, para identificá-las é preciso checar o rótulo. Isso porque algumas opções utilizam farinha branca na composição, ou seja, a mesma farinha utilizada no pão tradicional.

Granolas

Consumida como um acompanhamento de frutas e açaí, a granola concentra grãos, frutas secas e sementes. Porém, junto a esses itens, são acrescentadas altas quantidades de açúcar. Por isso, é melhor apostar em opções sem açúcar ou utilizar a aveia.